LAB_ProducaoExecutiva_
LAB_ProducaoExecutiva_2
LAB_ProducaoExecutiva_3
LAB_ProducaoExecutiva_4
LAB_ProducaoExecutiva_5
LAB_ProducaoExecutiva_6
LAB_ProducaoExecutiva_7
LAB_ProducaoExecutiva_8
LAB_ProducaoExecutiva_9
LAB_ProducaoExecutiva_10
LAB_ProducaoExecutiva_
LAB_ProducaoExecutiva_2
LAB_ProducaoExecutiva_3
LAB_ProducaoExecutiva_4
LAB_ProducaoExecutiva_5
LAB_ProducaoExecutiva_6
LAB_ProducaoExecutiva_7
LAB_ProducaoExecutiva_8
LAB_ProducaoExecutiva_9
LAB_ProducaoExecutiva_10

Produção Executiva – Fazendo Acontecer

Começar um texto nem sempre é fácil. Quando parei para pensar o que escreveria sobre produção executiva fiz uma viagem no tempo lá na minha infância. Percebi que vivia produzindo coisas e jamais imaginei que isso pudesse virar profissão. Nas brincadeiras com as amigas eu produzia os cenários para os teatrinhos (porque eu sempre fui a artista) cujos convidados eram somente as mães e quem mais tivesse paciência para assistir. Produzia também passarela para os desfiles (porque eu era a Miss Brasil). Enfim, eu sempre estive envolvida nessa atmosfera produtiva e só agora me dei conta disso.

O significado de produzir está ligado a gerar, fabricar, dar existência, realizar. A produção executiva então é o ato de “dar existência” a uma ideia criativa, é colocá-la em prática, é realizar algo que antes existia somente no papel.

A produção executiva existe em várias áreas: eventos, shows, casamentos, lançamento de livros, vernissages, desfiles, workshops, teatro, cinema. O campo de trabalho é muito amplo e crescente. O segredo está nos detalhes e na organização. Soma-se a isto os conhecimentos técnicos e o contato com bons fornecedores. O produtor existe para fazer acontecer tudo de acordo com o que foi idealizado pelo cliente.

Cabe ao profissional de produção a tarefa de contratação de equipe especializada, comunicação entre os envolvidos, pagamentos, pesquisa de acervos e locações e a resolução de problemas técnicos. O produtor tem que entender o evento como um todo para dar as melhores soluções e resolver qualquer pepino que apareça de última hora.

Já produzi muitos eventos e realmente amo fazer isso. Minha realização é ver o sonho acontecer. Um dos trabalhos que mais me deu prazer foi um projeto do banco BMG. Foram vários shows pelo Brasil para públicos diversos.

Além dos cursos especializados ligados ao tema, tenho também formação artística em dança e isso me ajudou a entender melhor o que se passa por trás das cortinas. Como é lindo ver a engrenagem funcionando para que um evento seja realizado com sucesso. É contagiante! Executar projetos e no final ver que tudo deu certo é a melhor sensação que se pode ter. Ver a alegria dos convidados, de uma plateia e dos contratantes é como ganhar um presente que se esperava há muito tempo.

Para gostar de produção deve-se aprender a conviver com um constante frio na barriga. Isso porque trabalhamos com várias peças que no final precisam estar conectadas. Se uma dessas peças falhar algo pode não sair como o esperado. Mas é aí que entra o “Super Produtor”, que não pode titubear e logo tem que resolver o problema.

LAB_ProducaoExecutiva_2

E como se faz uma boa produção? Eu tenho um metodologia e sigo alguns passos que são imprescindíveis e que me norteiam na elaboração de um trabalho. Vou contar aqui estas etapas utilizando como exemplo um dia de fotos para um editorial de moda.

LAB_ProducaoExecutiva_3

1 – Reunião para Briefing do Evento

É quando vou conhecer mais sobre o evento, fazer uma anamnese para saber o que o contratante deseja, o que ele precisa, deadline, conhecer a equipe de trabalho, locações, tema e claro uma ideia de orçamento.

2 – Mãos à Obra

É a hora de colocar a mão na massa cefálica. Baseado no briefing começa então a captação das locações, dos profissionais e as visitas técnicas para garimpar cenários e objetos. Depois vem a definição da alimentação da equipe. Contratar transporte se o trabalho for fora da cidade, cotar hospedagem e demais demandas necessárias. Após ter os orçamentos em mãos é o momento de montar uma apresentação para o cliente com fotos e descrição de tudo que foi orçado. Após a aprovação dos custos é importante formalizar e confirmar todos os detalhes.

LAB_ProducaoExecutiva_6

3 – Check List

É uma forma de controle para que saia tudo dentro do esperado. Geralmente faço um a dois dias antes do evento. Se houver alguma pendência dá para resolver em tempo hábil. Lógico, imprevistos acontecem e em produção isso é muito comum. O importante é manter a calma, para tudo se dá um jeito. Por isso, para um produtor, organização e criatividade andam de mãos dadas.

Ligo para todos os envolvidos, confirmo data e horário, entrega de materiais, montagem de cenário ou a ida para a locação. Confiro meu “Kit Primeiros Socorros de Produtor” que deve estar sempre a postos com tesoura, linha, fio de nylon, grampeador, remédios, ou qualquer outra coisa que possa vir a fazer falta na hora do evento.

LAB_ProducaoExecutiva_8

4 – O Evento

É chegado o dia. Até que tudo esteja sendo feito dentro do previsto, sempre dá um frio na espinha e borboletas no estômago.

Geralmente as produções são realizadas cedo, pois a luz contribui muito para as fotos, principalmente quando é uma externa. Os primeiros a chegar são os profissionais de beauty e modelos. Os fotógrafos já vão estudando a luz e o cenário já está praticamente finalizado. A equipe tem em média 13 pessoas, com diretor de arte, assistentes e produtores de moda. Tudo pronto, é hora de liberar os cliques e as poses.

LAB_ProducaoExecutiva_7

5 – O Resultado

Depois que as fotos passam pela equipe de design, editoração e aprovação fica pronto então o resultado. É nesta hora que você vê que vale a pena tanta correria, tantas ligações, visitas técnicas e reuniões. É gratificante ver que tudo deu certo e que o cliente ficou satisfeito.

Já participei de tantos editoriais de moda que realmente não consigo escolher um que eu goste mais. Todos têm sua história e cada trabalho me marca de forma diferente. Tive oportunidade de visitar diversas locações lindíssimas e descobrir coisas inusitadas. Conheci muitas pessoas bacanas que se tornaram amigas e parceiras. E o melhor disso tudo é que sempre aprendo um pouco mais após finalizar cada trabalho.

LAB_ProducaoExecutiva_10

Como qualquer outra profissão, produzir tem suas dificuldades. Dependemos de orçamentos, de pessoas, andamos sempre no limiar da situação. Convivemos com imprevistos, sempre trabalhamos com planos B, C e até o D. Mas se não fosse assim não seria mágico. O segredo é sempre trabalhar com uma equipe coesa, com profissionais sérios, comprometidos e que falem a mesma língua, dessa forma não se pode esperar outro resultado que não seja o sucesso!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *